quinta-feira, 31 de março de 2011

Dicas de Sites

Cultura de Paz: Dicas de Sites

Site: http://www.upeace.org
Organização: The University for Peace
Conteúdos: Docentes, Programas Acadêmicos, Programas no Mundo, Processo de Admissão, Biblioteca Virtual, Centro de Recursos, Monitor de Paz e Conflito, Notícias.
Idioma: Site disponível apenas em inglês.
Comentários: Site excelente sobre Cultura de Paz! Além disso, a organização, localizada na Costa Rica, também oferece diversos cursos sobre Cultura de Paz, inclusive mestrado.

Site: http://www.unesco.org/iycp
Organização: UNESCO - Organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Conteúdos: Cultura de Paz, Quem está Envolvido, Troca de Informações, Atividades da Unesco, Ferramentas.
Idioma: Site disponível apenas em inglês e espanhol.
Comentários: Site oficial da UNESCO. Interessante para ficar ligado sobre experiências diversas e o que ocorre ao redor do mundo sobre os avanços da Cultura de Paz.

Site: http://www.comitepaz.org.br
Organização: Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz.
Conteúdos: Agenda dos Fóruns, Calendário de Reuniões, Documentos Internacionais, Instrumentos de Apoio, Informes do Comitê, Histórico, Fóruns Realizados, Links de Cultura de Paz, Listagem de Conselhos pela Cultura de Paz. Idioma: Português.
Comentários: Considero este o melhor site disponível em português sobre Cultura de Paz. Indico especialmente acessar a seção de documentos. Outro aspecto interessante é ficar de olho na programação do Comitê, sendo muitas delas gratuitas!

Site: http://www.educapaz.org.br
Organização: Educadores para a Paz.
Conteúdos: Informações sobre a Organização, Iniciativas e Experiências em favor da Paz, Subsídios Pedagógicos, Cursos, Textos, Banco de Experiências (projetos diversos), Indicação de Livros, Bibliografia.
Idioma: Português.
Comentários: Site originário do Rio Grande do Sul, também contém artigos e textos muito interessantes sobre a Educação para a Paz.

Site: http://www.culture-of-peace.info
Organização: Davis Adams (página pessoal).
Conteúdos: Histórico da Cultura de Paz, Documentos, Dicas de Links, Textos.
Idioma: Disponível apenas em inglês.
Comentários: Esta é a página pessoal do Davis Adams. Contém textos excelentes sobre a Cultura de Paz e até poemas! Pena que tudinho em inglês...

Site: http://www.cpnn-usa.org
Organização: Culture of Peace News Network (CPNN)
Conteúdos: Sobre a CPNN, Notícias, Documentos, Links (outras CPNN´s).
Idioma: Disponível apenas em inglês.
Comentários: Mais uma página, infelizmente, disponível apenas em inglês. Divulga notícias sobre a Cultura de Paz ao redor do mundo e contém documentos interessantes.

Site: http://decade-culture-of-peace.org
Organização: World Report on the Culture of Peace
Conteúdos: Relatórios encaminhados por cerca de 700 organizações de todo o mundo sobre seus progressos em direção a uma cultura de paz; Relatório geral resumido; Organizações Internacionais que trabalham com Cultura de Paz.
Idioma: Site disponível em sua maior parte em inglês, mas oferece o relatório da Sociedade Civil sobre a Década da Cultura de Paz em espanhol, francês e português.
Comentários: Excelente! Ótimo para comparar, conhecer e entender os projetos que estão ocorrendo ao redor do mundo para a promoção da Cultura de Paz. Os projetos são separados de acordo com o pilar da Cultura de Paz que é trabalhado pela organização (Direitos Humanos, Educação para a Paz, Desenvolvimento Sustentável, Participação Democrática, etc).

Site: http://www.palasathena.org
Organização: Associação Palas Athena
Conteúdos: Informações institucionais, Programas de Formação, Programas Culturais, Projetos Sócio-educativos.
Idioma: Português.
Comentários: Se você está buscando se aprofundar no tema através de cursos e contato direto com pessoas da área, recomendo acima de tudo a Associação Palas Athena, um centro de referência no Brasil e no Mundo na promoção da Cultura de Paz.

Site: http://www.justica21.org.br
Organização: Justiça 21 (UNESCO / Criança Esperança)
Conteúdos: Portal para troca de experiências, com notícias, fórum, biblioteca, chat e painéis sobre Justiça, Democracia e Cultura de Paz. Dividido em três grandes áreas: Conceituação do termo Justiça Restaurativa e do projeto; Biblioteca de Documentos; e Comunidade Virtual.
Idioma: Português
Comentários: Quanto aos materiais disponibilizados, o foco é mais voltado para a Justiça Restaurativa fornecendo, neste sentido, informações muito interessantes. Vale a pena acessar o site também para conhecer o ousado projeto gerido por nossos compadres de Porto Alegre! Nota 10!

Site: http://fund-culturadepaz.org
Organização: Fundación Cultura de Paz
Conteúdos: Divulgação de novidades e eventos em todo o mundo, documentos de referência da Cultura de Paz (inclusive relacionada aos Direitos Humanos e ao Desenvolvimento Sustentável), declarações, relatórios, recursos de apoio.
Idioma: Inglês e Espanhol.
Comentários: Site muito bom, bastante completo, porém, infelizmente, disponível apenas em inglês e espanhol. Excelente para quem não tem dificuldades com estes idiomas.

Site: http://www.jogoscooperativos.com.br/Livros.htm
Organização: Revista Jogos Cooperativos – A Revista do Educador para a Paz
Conteúdos Interessantes: Dicas de jogos cooperativos, links e livros.
Idioma: Português.
Comentários: Apesar de não tratar especificamente sobre a Cultura de Paz, este site fornece ferramentas interessantes para quem pretende trabalhar o tema de maneira prática e lúdica. Para quem não conhece, os jogos cooperativos, ao contrário dos jogos ditos “competitivos”, estimulam a conquista da vitória através da cooperação de todos os membros, fortalecendo o sentimento de respeito, união e convivência harmônica entre todo o grupo.

Site: http://www2.anhembi.br/dancascirculares
Organização: Universidade Anhembi Morumbi
Conteúdos Interessantes: Arquivos de Coreografia, artigos sobre o tema, indicação de locais para a prática (cursos regulares).
Idioma: Português.
Comentários: Igualmente ao site de Jogos Cooperativos, apesar de não tratar especificamente sobre Cultura de Paz, fornece ferramentas interessantes para quem pretende trabalhar a prática do tema. Para quem não conhece, Danças Circulares são danças de roda recolhidas de diferentes partes do mundo em diferentes períodos, sendo caracterizadas principalmente pelo espírito comunitário e solidário que promovem. Devido à sua cadência cíclica e ritmada, propiciam a ordem, a harmonia, bem como a alegria e bem-estar individual e coletivo.

Site: http://www.deolhonoestatuto.org.br/
Organização: Rede Desarma Brasil – Segurança, Justiça e Paz
Conteúdos: Notícias, Dicas, Documentos, relacionados à Segurança e ao Desarmamento, Resultados das políticas públicas e ações proporcionadas pelo estatuto.
Idioma: Português
Comentários: Muito interessante o acompanhamento que a Rede Desarma Brasil está fazendo e divulgando para a população sobre o desarmamento no Brasil. Para quem quer ficar antenado na causa é um site excelente. Aponta, inclusive quais foram os políticos brasileiros financiados pelas empresas de armas e munição.

Site: http://www.ceipaz.org/
Organização: CeiPaz – Centro de Educación e Investigación para a Paz
Conteúdos: Projetos, Biblioteca Virtual, Publicações.
Idioma: Espanhol
Comentários: A biblioteca virtual do CeiPaz apresenta materiais muito ricos, mas apenas nos idiomas inglês e espanhol. Se você tem algum conhecimento na leitura destes idiomas recomendo a visita ao site para aprofundar-se com bastante propriedade em sub-temas ligados à paz, segurança, violência e gestão de conflitos, inclusive com materiais separados por região geográfica.

Site: http://www.educacaoparapaz.com.br/
Organização: Editora Omnisciência
Conteúdos: Agenda, Contos, Pedagogias, Artigos, Livros.
Idioma: Português.
Comentários: Em relação às ferramentas, o que me chamou muito a atenção foram as seções “Contos”, “Pedagogias” e “Livros”. Na primeira seção você encontrará diversos contos belíssimos com um potencial enorme para trabalhar a não-violência, a espiritualidade e o pensamento coletivo. Já na seção “Pedagogias” você terá um resumo de quatro importantes linhas de pensamento que contribuem fortemente para a Educação para a Paz: Montessori, Waldorf, Educare (Satya Sai Baba) e Vivendo Valores (Brahma Kumaris). Na seção “Livros” você na verdade será redirecionado para o site da Editora Omnisciência, que oferece livros de Educação para a Paz, Meio Ambiente e Espiritualidade muito bons! Vale a pena ficar de olho nos novos lançamentos. Alguns dos livros divulgados neste blog foram encontrados justamente por meio deste site. Além das ferramentas, a iniciativa da instituição quanto a projeto Educação para a Paz é louvável. A cada dia tenho visto mais projetos como este, em direção ao verdadeiro objetivo humano: a felicidade. E tenho eu mesma ficado muito feliz com isso.

Site: http://marchamundial.org.br/
Organização: Mundo Sem Guerras
Conteúdos: Informações sobre a Marcha, Adesões, Iniciativas, Notícias, Opiniões, Vídeos da Marcha.
Idioma: Português.
Comentários: O site é uma das ferramentas para a divulgação da Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência, que "começará na Nova Zelândia, no dia 2 de outubro de 2009 (aniversário do nascimento de Gandhi e declarado pelas Nações Unidas como “Dia Internacional da Não-Violência”) e terminará na Cordilheira dos Andes, em Punta de Vacas, aos pés do Monte Aconcágua em 2 de janeiro de 2010. Durante estes 90 dias, passará por mais de 90 países e 100 cidades, nos cinco continentes e cobrirá uma distância de 160.000 km por terra".

Contribua você também com outras dicas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário